terça-feira, 26 de maio de 2009



Nome Científico: Spizaetus melanoleucus (Vieillot, 1816)Nome em inglês: Black-and-white Hawk-EagleOrdem: FalconiformesFamília: AccipritidaeOutros Nomes: Apacamim-brancoHabitat: Florestas, Matas e beira de RiosDistribuição: América do Sul e centralAlimentação: Aves, Répteis e Anfibios
O gavião-pato espécie linda e rara, mede de 51 a 61 cm, com envergadura de até 117 cm sendo o menor dos Spizaetus brasileiros. Apresenta plumagem branca na cabeça, nuca, região superior do dorso e toda a parte inferior. O dorso e as asas são cinza escuros, quase negros. No alto da cabeça há um diminuto topete preto em forma de coroa e esta espécie apresenta ainda uma máscara preta que contrasta e destaca a íris amarela, enquanto os tarsos são completamente emplumados. É encontrado em clareiras e bordas de florestas primárias e secundárias, matas de galeria e porções mais arbóreas do Cerrado, Habita também florestas e campos perto de rios. Possui ocorrência esparsa no Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. . Tem hábito diurno, vive solitário ou em pares e algumas descrições sugerem que costuma voar alto, mergulhando como um falcão sobre suas presas. Ele captura principalmente aves: tucanos, papagaios, baitacas e urus ( Brown & Amadon, 1989), descreve um ataque deste predador sobre o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) e biguás (Phalacrocorax brasilianus). Também se alimenta de répteis, anfíbios e mamíferos pequenos - no Peru foram observados ataques deste gavião sobre grupos de macacos-prego (Cebus), mas não há confirmações de que se alimente destes primatas. Sua biologia reprodutiva não é conhecida. Thiollay (1989) sugere que numa área de 10.000 ha, no Suriname, possam ser encontrados até sete indivíduos. De acordo com as ultimas pesquisas, esta espécie passou a ser do gênero "Spizaetus" antes pertencente ao gênero "Spizastur" (CBRO, 2008).
Freqüentemente é encontrado pousado no alto de grandes árvores ou planando durante longas horas a procura de suas presas. Constrói o ninho no alto das árvores. Está ameaçado de extinção. Esta em Ameaça pois essa espécie necessita de grandes areas para sobreviver, Provavelmente é alvo de caçadores e proprietários rurais, que costumam considerá-lo uma ameaça para as criações domésticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário